Cirurgia de Catarata

 

Cirurgia de catarata

Uma vez diagnosticada a catarata, devemos analisar quanto da visão se encontra comprometido e, nos casos onde as atividades diárias já ficam comprometidas, o tratamento deve ser realizado.

tratamento da catarata é sempre cirúrgico, mas antes alguns exames são necessários para termos uma operação de catarata 0 riscos, segura e um bom resultado visual pós-operatório. Fazem-se necessários a biometriamicroscopia especular e a tomografia de córnea. Após os exames o paciente está pronto para a cirurgia de catarata a laser, que consiste na retirada do cristalino opacificado e sua substituição por uma lente intraocular artificial.

Fale com a nossa equipe para tirar suas dúvidas. Clique, envie seus dados e entraremos em contato para responder:

Cirurgia de catarata 3D

Catarata - Processo Cirugico em Detalhes

Cirurgia de catarata: como é feita

 

Cirurgia de Catarata: quanto tempo demora?

Atualmente a operação de catarata é realizada em ambulatórios e consultórios e demora em média quinze minutos.

Cirurgia de Catarata: facoemulsificação

Hoje a cirurgia de remoção da catarata se dá através de uma técnica chamada de facoelmulsificação ou operação de catarata com pequena incisão.

Esta consiste na remoção do cristalino por micro fragmentação e aspiração do núcleo (catarata) e implante de lente intraocular, que irá desempenhar o papel do cristalino na formação da imagem. Os aparelhos utilizados na Visare Hospital de Olhos, Centurion Vision System e IOL Master 500, são os primeiros do Brasil e última tecnologia em cirurgia de catarata.

 

Cirurgia de Catarata tem anestesia?

Sim, para realização da cirurgia de catarata é usada uma anestesia tópica (local) na parte branca do olho (esclera) ou na córnea clara. A operação de catarata só utiliza anestesia geral nos casos de cirurgia em crianças e pessoas muito ansiosas que não conseguem ficar acordadas e relaxadas.

Cirurgia de catarata: procedimento

Em tese o que precisamos reabilitar é o cristalino do nosso olho mas catarata danifica permanentemente esta lente natural. Então o processo cirúrgico de forma reduzida é a extração do cristalino doente e sua substituição por uma “lente” que possa desempenhar o seu papel na formação da imagem.

Cirurgia de Catarata com implante de lente

catarata é fracionada em partículas microscópicas usando o ultrassom e sendo aspirada. Para compensar a remoção do cristalino, implanta-se uma lente intraocular. A operação de catarata é feita com lentes nacionais ou importadas ,o oftalmologista irá decidir qual a melhor lente intraocular para o seu caso!

Um grande avanço da tecnologia são as lentes intraoculares de coloração amarela, que protegem contra os raios Ultra Violetas invisíveis e os raios azuis visíveis dos ambientes abertos, expostos a luz solar.

Cirurgia de Catarata: resultado

Com a evolução da oftalmologia, a cirurgia de catarata hoje é simples, pois medicamentos como os colírios anestésicos usados na cirurgia evitam desconfortos para portadores de problemas cardíacos ou alérgicos, além da própria técnica que evoluiu significativamente.

Cirurgia de Catarata: quais os cuidados?

Logo após a intervenção os pacientes recebem alta, vão para casa, necessitando apenas de alguns cuidados essenciais e orientação médica e uso de medicamentos (colírios). Fato que mudou completamente, se compararmos com alguns anos atrás, com internação de uma semana ou mais e além de uma série de complicações.

Cirurgia de Catarata: tempo de recuperação

As pessoas podem se sentir mais seguras e confiantes no resultado final da cirurgia. Graças à evolução atual nesta área, os resultados são excelentes. Quanto à recuperação é preciso considerar que as pessoas são fisicamente diferentes, mas uma grande maioria apresenta melhoras quase que imediatas, podendo retornar as atividades em dois ou três dias.

Ao restabelecer a visão, a cirurgia da catarata proporciona ao paciente maior independência, retorno às atividades que dependiam de uma boa visão e mais qualidade de vida.

YAG laser após cirurgia de catarata

Se meses ou anos após a operação de catarata a a capsula que envolve a lente intraocular se torna embaçada, o problema é tratado a laser de maneira rápida e indolor, com o equipamento YAG Laser.

Cirurgia de catarata e diabetes

E necessário esta primeira compreensão sobre o processo de cirurgia de catarata devido ao fator que gerou esta catarata, isto é, porque o paciente tem catarata? Se sua causa é sistêmica (paciente com diabetes), por exemplo, o tratamento precisa ser encarado de forma sistêmica também, então além da operação de catarata este paciente precisa ser tratado de sua outra patologia.

Cirurgia de catarata corrige miopia?

Esta técnica para cirurgia de catarata nos possibilita também a opção de correção dos erros de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia): ao retirarmos a catarata, implantamos uma lente intraocular que poderá corrigir este erro refrativo.

Existe diferença entre cirurgia de catarata e operação de catarata?

Não existe diferença, ambos os termos significam remover o cristalino doente e substituir por uma lente intraocular artificial.

Quanto custa a cirurgia de catarata?

Em cumprimento ao Código de Ética Médica é inadequada a divulgação de preços de cirurgias, média de valores ou planos de financiamento.

Para saber quanto custa a cirurgia de catarata é agendada uma avaliação, em que o oftalmologista analisará o caso. Havendo indicação para cirurgia é que os custos e formas de pagamento serão apresentados / discutidos. Entre em contato e agende sua avaliação.

 

 

Vídeo – Catarata com Dr. Márcio Rodrigues

 

Você pode fazer download de um e-book gratuito:

 

A Visare segue as determinações do Manual de Publicidade Médica descritas no Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina (Resolução CFM nº 1974/11) . Se você observou algum ítem que não esteja de acordo com o manual, por favor, clique para informar o problema.