Astigmatismo – Erros Refrativos

Astigmatismo

O que é astigmatismo?

astigmatismo corresponde a uma doença ocular que causa  distorção na imagem, devido a uma irregularidade na córnea. Juntamente com o cristalino, lente natural do olho, a córnea é importante na focagem das imagens. Quando há essa irregularidade, esse foco fica alterado.

Com isso, o paciente pode ter dificuldades para enxergar de perto ou de longe. Esse problema ocular pode ainda aparecer  em combinação com outros erros refrativos da visão como a miopia e a hipermetropia.

Astigmatismo - Comparativo

Causas

Esse problema ocular pode ser congênito, ou seja, estar presente desde o nascimento, ou aparecer mais tarde devido a alguma lesão ocular, por exemplo. A presença de outros problemas oculares como ceratocone ou miopia estão entre os fatores de risco para astigmatismo, assim como histórico familiar da doença e o ato constante de coçar os olhos.

Sintomas

Dependendo do grau de cada paciente, para perto ou para longe, a imagem fica borrada. O astigmatismo pode apresentar alguns outros sintomas como: dor de cabeça, sensação de ardor e hiperemia conjuntival (um tipo de alergia ocular). A intensidade dos sintomas varia de acordo com a gravidade do problema e o esforço visual que o paciente acaba fazendo na tentativa de enxergar melhor.

Tratamento

Após exame clínico, o médico poderá indicar alguns tratamentos, que podem ser diferentes de caso para caso. O especialista poderá indicar o uso de óculos em grau adequado, lentes de contato ou até mesmo uma cirurgia de astigmatismo, que é chamada de cirurgia refrativa.

O exame para diagnosticar a doença é a Topografia Computadorizada de Córnea. Saiba mais: Cirurgia Refrativa | Óculos | Adaptação de Lentes de Contato

As Ametropias ou erros refrativos causam a perda da nitidez da imagem na retina. Engloba a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, entre outras. Se você procura mais informações sobre isso, pode fazer o download de um e-book gratuito. Basta enviar os seus dados e efetuar o download.