O que é Catarata

Catarata nos olhos comparativo

A catarata é a principal causa de cegueira mundial. Dados apontam que no Brasil sejam registrados, todos os anos 120 mil novos casos de cegueira causados por catarata nos olhos.

O que é Catarata?

Catarata corresponde a opacificação do cristalino, lente natural  que está dentro do olho. Esta opacificação pode ser total ou parcial, independente da evolução da catarata nos dois olhos. A catarata pode apresentar vários tipos: Catarata congênita (catarata essa que ocorre na infância) esse tipo de catarata se inicia durante a gestação, sendo um tipo raro, e catarata adquirida a mais comum. A catarata geralmente ocorre em pessoas acima de 55 anos conhecidas como catarata senil, ou seja, catarata do envelhecimento. Outras causas podem levar a catarata: Trauma ocular (catarata pós-trauma), por uso de corticoides (catarata corticogênica), por inflamações intraoculares,  por doenças sistêmicas (diabetes), por exposição à luz ultravioleta e outros.

O que a catarata faz?

A catarata diminui a visão (acuidade visual), ocorrendo borramento visual, visão dupla, distorções das corres, dificuldade para enxergar de perto e longe e dificuldade com a luz. É a maior causa de cegueira reversível no mundo, podendo ser bilateral e acometendo milhões de pessoas. Já o tratamento da catarata é sempre cirúrgico, ou seja, não existe tratamento clínico (com colírios, por exemplo).

Tipos de Catarata:

Catarata congênita:

Corresponde à formação de opacificação do cristalino durante a gestação, causada por doenças hereditárias,  doenças infecciosas (rubéola, toxoplasmose, citomegalovírus, entre outras) ou erros metabólicos durante a gestação. Ao nascimento ou ainda durante a infância observa-se que a pupila da criança está branca, o que possibilita a cirurgia de catarata em bebe. Clique e leia sobre cirurgia de catarata congênita!

Cegueira:

Corresponde a perda total ou parcial da visão, visão reduzida ou daltonismo, que é uma espécie de cegueira. Vários são os fatores da cegueira, tais como traumas oculares  ou patologias oculares que se agravam por falta de tratamento, poderá ser congênita ou adquirida ao longo da vida.

Catarata senil:

A catarata senil acontece com o envelhecimento, ou seja, normalmente após os 60 anos de idade, correspondendo também a opacificação do cristalino do olho. O diagnostico da é realizado com  exames específicos e de alta qualidade, pode  orientar o paciente para a cirurgia de catarta senil.

Trauma Oculares:

Os traumas oculares correspondem a lesão ocorrida nos olhos, normalmente por acidentes no olho (acidente ocular) que deve ser tratado o mais rápido possível, com urgência.  Quanto mais rápido se realiza o tratamento da lesão ocular, mais promissor será o resultado do tratamento. O trauma ocular é um dos maiores causadores de cegueira no mundo.

Catarata Corticogênica:

Corresponde à formação da opacificação do cristalino causado pelo uso prolongado de corticóides, sendo este um antiinflamatório potente utilizado no tratamento de doenças sistêmicas como doenças reumáticas, doenças pulmonares, alergias, transplantes e outras. Os corticóides utilizados na oftalmologia auxiliam no tratamento de doenças oculares gerando excelentes resultados, é claro que sempre com a prescrição de um oftalmologista.  Os corticóides apresentam efeitos colaterais, como a formação de catarata (catarata corticogênica), glaucoma corticogênico e outros. A medicação prescrita com dosagem adequada e pelo oftalmologista  não oferece riscos para o paciente.

Sintomas

Os sintomas da catarata estão relacionados com a perda da transparência dos meios ópticos, causada pela opacidade do cristalino. Provoca-se uma diminuição progressiva da visão, dando a sensação de neblina ou fumaça à frente dos olhos, halos ao redor de lâmpadas, ofuscamento da visão perante luz forte, visão distorcida e muitas vezes diplopia (visão dupla) ao focalizar objetos distantes.

É muito comum no paciente com catarata mudanças constantes no grau dos óculos, visto que a catarata causa um aumento da miopia e uma diminuição da hipermetropia. Com isso, muitos pacientes passam a ler de perto sem óculos, com o inicio da catarata.

Saiba mais sobre a catarata e tire suas dúvidas sobre a cirurgia de catarata. Preencha um formulário curto e nossa equipe fará um contato por telefone.

Solicite o contato de nossa equipe