Topografia Computadorizada de Córnea

Topografia Computadorizada de Córnea

Há muitas pessoas que se sentem horrorizadas só de saber que vão ter que fazer algum tipo de exame na região dos olhos. Isso ocorre por todos terem a ideia de que exames realizados na região ocular acabam sendo doloridos, o que de fato não é uma verdade. No caso da topografia computadorizada de córnea o paciente não sente nenhuma dor ou desconforto na região dos olhos, pois tudo que precisam fazer é se aproximar de um aparelho médico.

Esse aparelho é fundamental na realização da topografia computadorizada de córnea por permitir que o médico tenha uma noção ampla de como está a região dos olhos da pessoa. Esse exame é indicado geralmente para todas as pessoas que vão passar (ou já passaram) por alguma cirurgia refrativa, ou então cirurgia de catarata, além de verificar se ocorre a possibilidade de fazer transplantes de córnea ou a melhor adaptação das lentes de contato.

A topografia computadorizada de córnea é um exame que permite auxiliar na determinação da curvatura corneana, e ainda auxiliar na analise do seu relevo para mapear a sua superfície e destacar se ocorre irregularidades no centro até a periferia. Todo o exame é feito através de um aparelho que irá enviar informações para um computador e com isso é possível que a pessoa que está monitorando o exame faça um laudo eficiente sobre o que ocorre.

 

Mas por que realizar esse exame?

O exame de topografia computadorizada de córnea é indicado para todos os pacientes que vão passar por cirurgias que precisam de informações do qual sejam relevantes para entender qual o estado da córnea do paciente e com isso é possível diagnosticar patologias e outros aspectos. A topografia computadorizada de córnea também é indispensável para cirurgia de catarata, pois é necessário o cálculo de lente intraocular a ser implantada.

Esse exame de topografia possui uma importância relevante em clínicas de oftalmologia por conta das suas aplicações que permite avaliar os pacientes para realizar cirurgia refrativa, além de acompanhar o seu pós-operatório, auxiliar no diagnóstico de doenças, acompanhar o transplante de córnea e ainda a topografia computadoriza de córnea permite auxiliar os médicos a identificar e ajudar a adaptação de lentes de contato no paciente.

Devido a sua importância torna-se indispensável realizar esse exame, até como uma forma de assegurar que a cirurgia ou outros aspectos corram na conformidade. Se o seu médico solicitar a topografia computadorizada de córnea não tenha medo de fazer, o processo é rápido e também indolor.