Erros Refrativos (Refração)

Astigmatismo, Miopia e Hipermetropia

O que é Astigmatismo?

Astigmatismo é um erro refrativo em que o olho não consegue focar a luz na retina de forma uniforme, gerando uma imagem distorcida. As pessoas com este problema, enxerga todos os objetos, tanto próximos como distantes, embaçados e distorcidos.

O que é Miopia?

Miopia corresponde a um erro de refração que afeta a visão para longe. Esse problema ocorre porque a imagem do objeto é focada à frente da retina, devido ao globo ocular ser mais alongado ou o cristalino ter uma distância focal curta.

O que é Hipermetropia?

A hipermetropia corresponde a um erro de refração que faz com que a imagem seja focada atrás da retina. Desta forma, a capacidade de visão é alterada em relação aos olhos com visão normal. Com isso, o paciente tem dificuldades para enxergar objetos próximos, tornando tarefas simples como a leitura muito mais difíceis.

Causas

Tamanho do globo ocular, irregularidades na córnea e opacidade dos meios ópticos.

Sintomas

Desconforto nos olhos, dores de cabeça e dificuldade de focalizar objetos e ler são alguns dos sintomas mais comuns.

Correção do Grau

Após exame clínico, o médico poderá indicar alguns tratamentos, que podem ser diferentes de caso para caso. O especialista poderá indicar o uso de óculos em grau adequado, lentes de contato ou até mesmo uma cirurgia, que é chamada de cirurgia refrativa. As Ametropias ou erros refrativos causam a perda da nitidez da imagem na retina, são eles: Miopia, a Hipermetropia e o Astigmatismo.

Visão Normal

Visão Normal

Astigmatismo

Astigmatismo

Hipermetropia

Hipermetropia

Miopia

Hipermetropia
Tratamento Cirúrgico

Cirurgia Refrativa 100% a Laser

A Cirurgia Refrativa a laser é o procedimento cirúrgico para correção de miopia, astigmatismo e ou hipermetropia, comumente conhecida também “grau do óculos”. Esta cirurgia pode ser realizada pelas técnicas PRK ou LASIK, dependendo da indicação para cada paciente. Sendo o modo LASIK a mais atual e segura.

Z-LASIK

Visare Hospital e Olho oferece a seus pacientes uma das mais avançadas tecnologias para correção a laser dos erros refrativos.
Se você está procurando um procedimento de cirurgia refrativa a laser que seja preciso, seguro e confortável, o Z-LASIK® é o procedimento ideal para você.
O Z-LASIK® corrige sua visão usando cirurgia a laser do começo ao fim. Nenhum bisturi vai tocar seu olho. O risco de complicações é ainda mais reduzido em comparação com as técnicas anteriores. E a qualidade da visão pós-operatória é melhor do que com qualquer outro método.
Tenha sua visão corrigida de uma maneira gentil e tire proveito da mais inovadora tecnologia de cirurgia ocular a laser atualmente disponível no mercado.
  • Cirurgia Z-Lasik 100% a laser

    Técnica moderna utilizada por Visare Hospital de Olhos

Outras técnicas anteriores

LASIK:

Originalmente a primeira etapa da cirurgia é realizada com uma lâmina. A camada superficial da córnea (epitélio) é elevada como uma tampa (flap) expondo sua área mais profunda, onde será aplicado o EXCIMER LASER para modificar o grau. Após a ação do LASER, o flap é reposicionado deixando a superfície da córnea com fina linha a ser cicatrizada, o que explica o grande conforto imediato. O pós-operatório é assintomático na maioria dos casos e com imediata recuperação visual.

PRK:

A correção do grau é realizado através da aplicação do laser na superfície da córnea. Este tratamento é indicado para pacientes que tem córneas mais finas, assimétricas ou são pacientes em geral mais jovens. É uma técnica muito segura, porém a recuperação visual é mais lenta. No pós-operatório é fundamental evitar a exposição dos olhos ao sol por um período de 1 ano após a cirurgia.

PTK:

É uma forma de tratamento para a regularização da superfície corneana utilizando o Excimer Laser com remoção uniforme de tecido. É utilizado no tratamento de desordens corneanas superficiais, tais como: degenerações, distrofias, irregularidades e cicatrizes. Desta forma, o PTK é uma alternativa à remoção manual e aos transplantes de córnea.

Dúvidas Frequentes

Somente o oftalmologista poderá lhe fornecer informações precisas conforme seu diagnóstico.

A cirurgia refrativa corneana é indicada a partir de 18 anos, pois é a partir dessa idade que costuma ocorrer a estabilização do grau. Em alguns casos é recomendado aguardar até completar 21 anos.

Toda e qualquer procedimento cirúrgico tem riscos, porém, no caso da cirurgia a laser, o grau de risco é extremamente baixo.

Visare Hospital de Olhos possui uma gama de exames oftalmológicos, para oferecer diagnóstico e prevenção aos seus pacientes.
Rolar para cima