Miopia – Erros Refrativos

Miopia

miopia corresponde a um erro de refração que afeta a visão para longe. Este problema ocorre porque a imagem do objeto é focada à frente da retina, devido ao globo ocular ser mais alongado ou o cristalino ter uma distância focal curta.

Se você está com problemas para enxergar e acha que pode estar relacionado a esse erro refrativo, é bom conversar com um médico. O oftalmologista é o especialista indicado, que vai fazer um diagnóstico do problema e poderá recomendar tratamentos que vão desde o uso de óculos de grau, lentes de contato e até uma cirurgia refrativa em alguns casos.

De onde vem esse nome?

A palavra Miopia vem do grego olho fechado. Isso está relacionado ao fato de que as pessoas com essa condição frequentemente apertam os olhos para ver de longe, ficando com os olhos quase fechados para tentar enxergar melhor.

Miopia Comparativo

Sintomas da Miopia

Alguns dos sintomas são: visão embaçada para longe, dificuldade para identificar objetos à distância, dirigir a noite, e assistir TV. A visão melhora um pouco fechando parcialmente os olhos.

Quando não tratado, esse problema ocular pode pode provocar ainda dores de cabeça, lacrimejamento e cansaço visual.

Tratamento da Miopia

Esse problema de visão pode ser corrigido com com o uso de óculoslentes de contato ou com uma cirurgia refrativa.

Saiba mais: Cirurgia Refrativa | Óculos | Adaptação de Lentes de Contato

As Ametropias ou erros refrativos da visão causam a perda da nitidez da imagem na retina. Engloba a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, entre outras.

Quer entender melhor os Erros Refrativos da Visão e seus tratamentos? Baixe gratuitamente um e-book elaborado pela Visare: