Miopia

O que é?

Miopia corresponde a um erro de refração que afeta a visão para longe. Esse problema ocorre porque a imagem do objeto é focada à frente da retina, devido ao globo ocular ser mais alongado ou o cristalino ter uma distância focal curta.

Causas

A genética, histórico familiar são pontos com mais probabilidade de vir a desenvolver a miopia, afetando homens e mulheres de igual forma.

Sintomas

Alguns dos sintomas são: visão embaçada para longe, dificuldade para identificar objetos à distância, dirigir a noite, e assistir TV. A visão melhora um pouco fechando parcialmente os olhos. Quando não tratado, esse problema ocular pode pode provocar ainda dores de cabeça, lacrimejamento e cansaço visual.

Visão Normal

Visão Normal

Visão com Miopia

Miopia

Correção do Grau

Após exame clínico, o médico poderá indicar alguns tratamentos, que podem ser diferentes de caso para caso. O especialista poderá indicar o uso de óculos em grau adequado, lentes de contato ou até mesmo uma cirurgia, que é chamada de cirurgia refrativa. As Ametropias ou erros refrativos causam a perda da nitidez da imagem na retina, são eles: Miopia, a Hipermetropia e o Astigmatismo.

Cirurgia Refrativa 100% a Laser

A Cirurgia Refrativa a laser é o procedimento cirúrgico para correção de miopia, astigmatismo e ou hipermetropia, comumente conhecida também “grau do óculos”. Esta cirurgia pode ser realizada pelas técnicas PRK ou LASIK, dependendo da indicação para cada paciente. Sendo o modo LASIK a mais atual e segura.

Z-LASIK

Visare Hospital e Olho oferece a seus pacientes uma das mais avançadas tecnologias para correção a laser dos erros refrativos.
Se você está procurando um procedimento de cirurgia refrativa a laser que seja preciso, seguro e confortável, o Z-LASIK® é o procedimento ideal para você.
O Z-LASIK® corrige sua visão usando cirurgia a laser do começo ao fim. Nenhum bisturi vai tocar seu olho. O risco de complicações é ainda mais reduzido em comparação com as técnicas anteriores. E a qualidade da visão pós-operatória é melhor do que com qualquer outro método.
Tenha sua visão corrigida de uma maneira gentil e tire proveito da mais inovadora tecnologia de cirurgia ocular a laser atualmente disponível no mercado.

  • Z-Lasik

    Técnica moderna utilizada por Visare Hospital de Olhos

LASIK:

Originalmente a primeira etapa da cirurgia é realizada com uma lâmina. A camada superficial da córnea (epitélio) é elevada como uma tampa (flap) expondo sua área mais profunda, onde será aplicado o EXCIMER LASER para modificar o grau. Após a ação do LASER, o flap é reposicionado deixando a superfície da córnea com fina linha a ser cicatrizada, o que explica o grande conforto imediato. O pós-operatório é assintomático na maioria dos casos e com imediata recuperação visual.

PRK:

A correção do grau é realizado através da aplicação do laser na superfície da córnea. Este tratamento é indicado para pacientes que tem córneas mais finas, assimétricas ou são pacientes em geral mais jovens. É uma técnica muito segura, porém a recuperação visual é mais lenta. No pós-operatório é fundamental evitar a exposição dos olhos ao sol por um período de 1 ano após a cirurgia.

PTK:

É uma forma de tratamento para a regularização da superfície corneana utilizando o Excimer Laser com remoção uniforme de tecido. É utilizado no tratamento de desordens corneanas superficiais, tais como: degenerações, distrofias, irregularidades e cicatrizes. Desta forma, o PTK é uma alternativa à remoção manual e aos transplantes de córnea.

Procedimentos Cirúrgicos

Sabemos que uma intervenção cirúrgica de qualquer natureza pode provocar certa ansiedade no paciente e seus familiares. Para aliviar essa sensação, vamos explicar o passo-a-passo.

- Antes da cirurgia, o paciente deve se atentar as orientações a seguir:
Comunicar ao médico ou atendente se possui alergia a medicamentos ou colírios.
Comunicar ao seu médico ou atendente, se faz uso contínuo de medicamentos de controle.
Seguir as orientações do médico quanto ao uso de colírios e medicamentos.
Evitar bebidas alcoólicas no pré e pós operatório.
Caso não possa comparecer na cirurgia informar com antecedência.
- Orientações aos cuidados no dia da cirurgia:
É necessário fazer a higiene corporal antes da cirurgia, como: tomar banho, lavar os cabelos e fazer a barba.
Pois o paciente não poderá fazer essas higienizações na sequência da cirurgia, é necessário esperar o prazo de até 24 horas.
Deve-se tomar as medicações normalmente, caso faça uso.
Fazer uma refeição leve duas horas antes da cirurgia.
Vir ao hospital com roupa confortável.
Comparecer na hora marcada, conforme o agendado.
Vir ao hospital com apenas um acompanhante.
- O que não devo usar no dia da cirurgia?
Não estar com maquiagem, cremes ou perfumes.
Não portar joias, bijuterias, grampos, presilhas ou elásticos.
Não deve vir ao hospital com salto alto.
Proibido entrar para a cirurgia portando celular.
Na cirurgia refrativa: trazer óculos escuros sem grau.
Orientamos também que ligaremos, um dia antes da cirurgia para confirmar o procedimento.
Em caso de dívidas entre em contato conosco.

A Visão vai recuperando progressivamente após a cirurgia.
Oscilação de visão, embasamento noturno e fotofobia (sensibilidade alta a claridade) são comuns e desaparecem com o tempo.
A sensação de areia ou cisco nos olhos costuma aparecer algumas horas após a cirurgia e amenizam lentamente.
O melhor é fechar os olhos ou até mesmo dormir. No dia seguinte ela deve estar ausente.
Durma com protetor ocular ou óculos indicados pelo médico no dia da cirurgia.
É proibido levar as mãos aos olhos durante uma semana, não esfregue, aperte ou coce os olhos.
Se ocorrer lacrimejamento, use lenço de papel descartável. Lave bem as mãos antes de aproximá-las dos olhos.
Durante uma semana utilize os óculos indicado pelo médico, sempre que sair de casa, para proteger os olhos contra a claridade e evitar algum corpo estranho.
Evite tomar sol no primeiro mês (ele pode interferir na cicatrização).
Não nade ou time sauna no primeiro mês.
Não dirija no dia da cirurgia.
Não utilize maquiagem próxima aos olhos na primeira semana, e se possível a evite na segunda semana.
Não lavar a cabeça no primeiro dia. Não deixe escorrer espuma de sabonete ou xampu nos olhos na primeira semana após a cirurgia.
Evite aglomerações (ônibus, boates, esportes coletivos) no primeiro mês pós-operatório para reduzir o risco de traumas oculares.
Não se esforce em leituras, TV, celular ou outras atividades que exijam nitidez de imagem, no dia da cirurgia.
Não utilizar óculos de Grau no pós-operatório.
Não ingerir bebida alcoólica.
Evitar relações sexuais durante 7 dias.
Não há restrições a trabalho burocrático.
Ao seguir as orientações, você contribuirá para o sucesso da cirurgia.
Faça visita periódica ao seu médico, até receber alta definitiva de acordo com orientação prévia.
Em caso de dúvidas entre em contato conosco.
O Paciente receberá o telefone de emergência.

A cirurgia refrativa corneana é indicada a partir de 18 anos, pois é a partir dessa idade que costuma ocorrer a estabilização do grau. Em alguns casos é recomendado aguardar até completar 21 anos.

Toda e qualquer procedimento cirúrgico tem riscos, porém, no caso da cirurgia a laser, o grau de risco é extremamente baixo.

Visare Hospital de Olhos possui uma gama de exames oftalmológicos, para oferecer diagnóstico e prevenção aos seus pacientes.
Rolar para cima