Conjuntivite

O que é?

É um processo inflamatório da membrana transparente (conjuntiva) que recobre toda a região branca do olho e a superfície interna das pálpebras. É comum afetar os dois olhos, mas pode ocorrer em apenas um deles. A inflamação pode durar uma ou duas semanas, e geralmente não deixa sequelas.

Sintomas

Um ou mais sintomas podem aparecer combinados. Veja alguns sintomas que podem indicar presença desse problema ocular: Sensação de areia, coceira, olhos vermelhos, fotofobia (sensibilidade à luz), inchaço nas pálpebras, secreção nos olhos, visão turva entre outros.

Tratamento

O tratamento de conjuntivite, varia de acordo com o tipo da doença, ou seja, depende da causa. Somente o médico oftalmologista pode indicar um tratamento seguro e eficiente para o problema. Evite usar fórmulas caseiras ou tratamentos indicados para outras pessoas.

  • Infecciosa

    É transmitida, mais freqüentemente por vírus ou bactérias sendo contagiosa. Esse contágio se dá pelo contato, ou seja, estar em ambientes fechados com pessoas contaminadas, usar objetos contaminados ou ter contato direto com pessoas contaminadas pode fazer com que se contraia a doença. Até mesmo água da piscina pode ser um meio de contágio.

  • Alérgica

    É aquela que ocorre em pessoas predispostas a alergias. Pessoas com rinite ou bronquite, por exemplo, podem ser acometidas por esse problema mais facilmente. Esse tipo de conjuntivite normalmente atinge os dois olhos e não é contagioso. Apesar disso, o paciente deve reservar certos cuidados, pois a presença em um olho pode acabar passando para o outro.No caso da Conjuntivite Alérgica é muito importante descobrir o agente causador dessa alergia, pois pode ocorrer reincidência do problema.

  • Tóxica

    É causada por contato direto com algum agente tóxico, como colírios, produtos de limpeza, fumaça de cigarro, poluição do ar, sabão, sabonetes, spray, maquiagens, cloro e tintas para cabelo.

O que não Fazer

Visare Hospital de Olhos possui uma gama de exames oftalmológicos, para oferecer diagnóstico e prevenção aos seus pacientes.
Rolar para cima