Exames Oftalmológicos

Faça a prevenção ocular com exames e diagnósticos de alta qualidade.

A Aberrometria é exame oftalmológico que usa a tecnologia wafe front, este exame é capaz de mapear alterações ópticas e imperfeições peculiares na córnea de cada paciente, que podem estar associadas a doenças refrativas, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Este exame de aberrometria é indicado no estudo de casos em que o uso de óculos ou de lentes de contato não consegue alcançar uma acuidade visual boa, e também nos pré-operatórios de cirurgias refrativas e em cirurgias de catarata com Lentes Premium.

A Campimetria Computadorizada pode usar dos métodos para avaliação o Branco no Branco que usa o estimulo de luz branca em um fundo branco. O FDT é um tipo de campimetria que estimula um grupo de células que são primeiramente afetadas em pacientes com glaucoma inicial. A campimetria Branco no Branco permite avaliação de pacientes com glaucomas em varias fases de acometimento permitindo o acompanhamento em longo prazo.

Essa opacidade evolui com piora na visão após a cirurgia, chamada por alguns como de segunda catarata, pois a visão volta a ficar turva. O processo de aplicação do laser elimina essa opacidade, restabelecendo a visão.

Este exame de curva tensional diária é indicado o diagnostico e acompanhamento do glaucoma e seu tratamento.

O Exame de Refração é realizado para conhecer a acuidade visual e o grau dos óculos do paciente de erros refrativos como miopia, hipermetropia e presbiopia.  Para realização deste exame oftalmológico precisamos dos seguintes aparelhos:

 

Auto-Refrator

Equipamento que permite identificar automaticamente o grau aproximado de refração.

 

Projetor

Projeta diversas tabelas contendo desenhos, números, letras para uma distancia determinada, desta maneira o médico poderá obter o valor subjetivo da acuidade visual onde o paciente informa estar vendo.

 

Refrator Greens

Aparelho composto por um conjunto de lentes corretivas usado para encontrar o grau de refração com o qual o paciente informa ter uma melhor acuidade visual.

A Gonioscopia é um exame da visão que utiliza uma lente especial para o estudo do ângulo da câmara anterior do olho, por onde drena o humor aquoso (líquido que preenche a câmara anterior) para fora do olho.

A indicação do exame de Gonioscopia é fundamental para o diagnostico do Glaucoma e suas formas de apresentação.

O procedimento é realizado em ambulatório, com auxílio do YAG laser, e o paciente é liberado imediatamente. Pode haver um desconforto no procedimento e embaçamento visual nas horas subsequentes.

Colírios serão indicados para controle da dor e inflamação no pós operatório. O retorno às atividades se dá no dia seguinte.

O Mapeamento de retina nos permite diagnosticar e avaliar a evolução de doenças sistêmicas como Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial e doenças reumatológicas entre outras.

O diagnóstico precoce é a melhor forma de garantir um tratamento apropriado à criança e, em alguns casos, de evitar ou minimizar a deficiência visual.

 

Mas por que realizar esse exame?

O exame de topografia computadorizada de córnea é indicado para todos os pacientes que vão passar por cirurgias que precisam de informações do qual sejam relevantes para entender qual o estado da córnea do paciente e com isso é possível diagnosticar patologias e outros aspectos. A topografia computadorizada de córnea também é indispensável para cirurgia de catarata, pois é necessário o cálculo de lente intraocular a ser implantada.

Rolar para cima