Calázio
- Home
- Especialidades
Calázio
O calázio corresponde à formação de um edema (inchaço) da pálpebra inferior ou superior com formação de material sebáceo, causado por inflamação em uma glândula produtora de material sebáceo. Esta inflamação pode ser confundida com o hordéolo (terçol), mas a diferença é que, ao contrário do Terçol, o Calázio não ocorre por causa de contaminação de bactérias.
As pálpebras inferiores e superiores são dotadas de glândulas que produzem uma secreção que serve para lubricar o olho. Com a inflamação, a passagem desse líquido é bloqueada e começa a ficar retida formando um cisto.
Inicialmente, podem surgir aumento da sensibilidade, inchaço e vermelhidão da pálpebra. Em seguida forma-se um nódulo sebáceo, palpável e localizado, que é o Calázio. Em alguns casos pode haver dor local.
Fale conosco!
Para o agendamento de consultas e exames, você pode falar com nossa equipe.
Tratamento do Calázio
O tratamento é realizado com compressa de água morna, e se necessário, analgésicos. Mas, estas indicações não valem para todos os casos, e é preciso conversar com um médico para descobrir o melhor tratamento. Em algumas situações, quando o paciente não responde ao tratamento inicial, pode ser indicada uma pequena excisão cirúrgica, para drenagem do pequeno abcesso formado. Se você tem sintomas que podem indicar a presença desse problema, recomendamos a visita ao oftalmologista, e claro, que se evite a automedicação.
Evolução do Calázio
Em muitos casos, o nódulo é absorvido pelo próprio organismo. Mesmo assim é preciso fazer uma avaliação médica, para evitar que o problema piore ou ocorra novamente. O Calázio, tende a crescer e estabilizar o tamanho, mas pode ser que, em algumas pessoas, ele cresça demais, chegando a provocar até mesmo astigmatismo, devido à pressão sob a córnea.
Especialidades
Fale conosco!
Para o agendamento de consultas e exames, você pode falar com nossa equipe.