A Campimetria Computadorizada pode usar dos métodos para avaliação o Branco no Branco que usa o estímulo de luz branca em um fundo branco. O FDT é um tipo de campimetria que estimula um grupo de células primeiramente afetadas em pacientes com glaucoma inicial. A campimetria Branco no Branco permite avaliação de pacientes com glaucomas em varias fases de acometimento permitindo o acompanhamento em longo prazo.
Exames Oftalmológicos
- Home
- Exames Oftalmológicos
Exames Oftalmológicos
Faça a prevenção ocular com exames e diagnósticos de alta qualidade.
A Aberrometria é exame oftalmológico que usa a tecnologia wafe front, este exame consegue mapear alterações ópticas e imperfeições peculiares na córnea de cada paciente, que podem estar associadas a doenças refrativas, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo.
Este exame de aberrometria é indicado no estudo de casos em que o uso de óculos ou de lentes de contato não consegue alcançar uma acuidade visual boa, e também nos pré-operatórios de cirurgias refrativas e em cirurgias de catarata com Lentes Premium.
O exame de acuidade visual a laser permite a avaliação do potencial de visão central no pré-operatório de cirurgias de catarata, quando a catarata é muito avançada, estimando a provável acuidade visual que será atingida após a cirurgia.
A Visare Hospital de Olhos conta com sala de adaptação a lentes de contato para melhor comodidade dos seus pacientes.
A Biometria Ocular é um exame da visão capaz de medir o comprimento axial do globo ocular e de suas estruturas desde a câmara anterior até atingir a retina, passando pelo cristalino e vítreo, usando para isso varias técnicas podendo ser de contato e não contato.
A Campimetria Computadorizada é o exame oftalmológico que avalia a percepção visual central e periférica do campo de visão, identificando qualquer alteração ou redução do mesmo. Utilizado para o diagnóstico de Glaucoma ou doenças neurológicas, entre outras.
A capsulotomia YAG Laser é uma técnica cirúrgica que visa tratar a opacificação da cápsula posterior do cristalino com segurança, eficácia e sem dor.
Essa opacidade evolui com piora na visão após a cirurgia, chamada por alguns como de segunda catarata, pois a visão volta a ficar turva. O processo de aplicação do laser elimina essa opacidade, restabelecendo a visão.
O Exame de Refração é realizado para conhecer a acuidade visual e o grau dos óculos do paciente de erros refrativos como miopia, hipermetropia e presbiopia. Para realização deste exame oftalmológico precisamos dos seguintes aparelhos:
Auto-Refrator
Equipamento que permite identificar automaticamente o grau aproximado de refração.
Projetor
Projeta diversas tabelas contendo desenhos, números, letras para uma distância determinada, desta maneira o médico poderá obter o valor subjetivo da acuidade visual onde o paciente informa estar vendo.
Refrator Greens
Aparelho composto por um conjunto de lentes corretivas usado para encontrar o grau de refração com o qual o paciente informa ter uma melhor acuidade visual.
A Gonioscopia é um exame da visão que utiliza uma lente especial para o estudo do ângulo da câmara anterior do olho, por onde drena o humor aquoso (líquido que preenche a câmara anterior) para fora do olho.
A indicação do exame de Gonioscopia é fundamental para o diagnóstico do Glaucoma e suas formas de apresentação.
A iridotomia a laser, também conhecida como iridotomia periférica, é um procedimento cirúrgico que consiste em fazer um pequeno furo na periferia da íris, com o objetivo de regular a pressão intra ocular como prevenção ao glaucoma de ângulo fechado ou estreito.
O procedimento é realizado em ambulatório, com auxílio do YAG laser, e o paciente é liberado imediatamente. Pode haver um desconforto no procedimento e embaçamento visual nas horas subsequentes.
Colírios serão indicados para controle da dor e inflamação no pós operatório. O retorno às atividades se dá no dia seguinte.
Oftalmoscópio indireto, que permite a análise de todas as estruturas encontradas no fundo do olho como retina, disco óptico, vasos e o vítreo.
O Mapeamento de retina nos permite diagnosticar e avaliar a evolução de doenças sistêmicas como Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial e doenças reumatológicas entre outras.
O exame de Microscopia Especular é um exame da visão que permite realizar a contagem do número de células endoteliais da córnea e analisar a morfologia das mesmas, identificando desta maneira degenerações ou disgenesias do tecido, diminuindo a transparência da córnea.
O teste do olhinho deve ser realizado em todos os recém-nascidos antes da alta da maternidade. Simples, rápido e indolor, o exame permite detectar problemas oculares congênitos que podem comprometer a visão do bebê. Alguns problemas detectados pelo Teste do Olhinho são a catarata congênita, glaucoma congênito e retinoblastoma.
O diagnóstico precoce é a melhor forma de garantir um tratamento apropriado à criança e, em alguns casos, de evitar ou minimizar a deficiência visual.
A tomografia de coerência óptica – OCT é um exame da visão que nos permite avaliar a retina com um raio de luz fazendo um corte quase anatômico de suas estruturas e que nos permite avaliar as diferentes camadas da retina, facilitando o diagnóstico de doenças na mácula, pólo posterior de retina e o disco óptico, observando as diferentes características de estas estruturas como espessura, a presença ou ausência de continuidade das camadas, acumulo de líquido e formação de cistos comprometendo o bom funcionamento de retina. Ajuda no diagnóstico e acompanhamento de doenças da retina e o glaucoma.
A tomografia de córnea é um exame da visão que nos permite ao mesmo tempo, analisar em vários mapas a curvatura anterior, a curvatura posterior, a espessura da córnea, podendo também analisar o Frente de Onda (Wave Front) a densitometria da córnea, uma medição aproximada do ângulo da câmara anterior do olho. Dados que nos permite o acompanhamento e o diagnóstico de irregularidades da córnea, assim como nos pré e pós-operatório de pacientes submetidos a cirurgias refrativas, cirurgias de catarata e até no diagnóstico de glaucoma.
A Tonometria é o exame da visão que mede a pressão intra-ocular, existem vários aparelhos para fazer está medição, o considerando padrão ouro é a Tonometria de Aplanação, podendo também ser aferida a pressão com Tonômetro de Pascal, Tonômetro de Sopro, entre outros aparelhos.
A topografia computadorizada de córnea é um exame que permite auxiliar na determinação da curvatura corneana, e ainda auxiliar na análise do seu relevo para mapear a sua superfície e destacar se ocorre irregularidades no centro até a periferia. Todo o exame é feito mediante um aparelho que irá enviar informações para um computador e com isso é possível que a pessoa que está monitorando o exame faça um laudo eficiente sobre o que ocorre.
Mas por que realizar esse exame?
O exame de topografia computadorizada de córnea é indicado para todos os pacientes que vão passar por cirurgias que precisam de informações do qual sejam relevantes para entender, qual o estado da córnea do paciente e com isso é possível diagnosticar patologias e outros aspectos. A topografia computadorizada de córnea também é indispensável para cirurgia de catarata, pois é necessário o cálculo de lente intraocular a ser implantada.
Visare Hospital de Olhos é um centro de referência em exames oftalmológicos e disgnóstico ocular.
Fale conosco!
Para o agendamento de consultas e exames, você pode falar com nossa equipe.
Especialidades
Fale conosco!
Para o agendamento de consultas e exames, você pode falar com nossa equipe.