Terçol ou Hordéolo
- Home
- Especialidades
Terçol ou Hordéolo
O Terçol, também conhecido como Hordéolo, corresponde a uma inflamação das Glândulas de Meibomio que se localizam nas bordas das pálpebras superior e inferior. Esse problema pode acometer uma ou várias dessas glândulas ao mesmo tempo.
Um pequeno caroço começa a aparecer na pálpebra, perto dos cílios ou na região dos cílios inferiores. Ele vem acompanhado de sintomas como dor, vermelhidão e ardor. Algumas pessoas podem sentir mais sensibilidade à luz, sensação de areia nos olhos ou coceira. É importante que, ao perceber estes sintomas, o paciente procure auxílio médico e não utilize receitas caseiras ou aplique medicamentos sem conversar com um especialista. Há risco de confundir com outros problemas oculares e ao invés de melhorar, pode acabar piorando a situação.
Fale conosco!
Para o agendamento de consultas e exames, você pode falar com nossa equipe.
Evolução
Dependendo da profundidade e do tempo de evolução pode ser classificado de maneiras diferentes:
-
Terçol
Tem evolução mais aguda e é mais superficial.
-
Calázio
Tem uma evolução crônica e é mais profundo. Costuma aparecer quando a borda palpebral apresenta inflamação crônica da pele, conhecida como Blefarite. Isso ocorre especialmente em pessoas que utilizam muita maquiagem, por exemplo, ou em pessoas alérgicas. Leia mais sobre o Calázio.
-
Terçol x Calázio
A principal diferença é que o Terçol acontece devido a uma infecção por bactérias, ao contrário do calázio, que aparece com uma inflamação.
Tratamento do Terçol ou Hordéleo
Em geral, o terçol acaba sendo absorvido pelo próprio organismo em poucos dias. Mas, em alguns casos, pode ser necessário realizar a drenagem do cisto que se forma com esse problema. Quando o tratamento clinico não tem efeito, recorre-se a Cirurgia de Calázio, que nada mais é do que a drenagem cirúrgica do pequeno abscesso formado.
Especialidades
Fale conosco!
Para o agendamento de consultas e exames, você pode falar com nossa equipe.