A retinopatia diabética é uma lesão da retina (a estrutura transparente e sensível à luz localizada na parte posterior do olho) que tem como causa o diabetes.
Sintomas da Retinopatia Diabética?
A retinopatia diabética começa de forma branda, evoluindo, em alguns casos, para a forma mais grave da doença, a retinopatia diabética proliferativa, onde há um grande comprometimento da visão, podendo haver ainda hemorragia, descolamento da retina, formação de membranas opacas e neovascularização da íris.
Características
- Os vasos sanguíneos na retina podem deixar escapar líquido e sangue.
- Podem surgir novos vasos sanguíneos, algumas vezes levando a um sangramento, formação de cicatrizes ou descolamento da retina.
Diagnóstico
O diagnóstico é baseado no exame do olho depois da dilatação da pupila com colírio.
É importante o controle dos níveis de açúcar e da pressão arterial em pessoas com retinopatia diabética ou que tem o risco de desenvolver essa doença.
Tratamento
Tratamentos a laser e injeções no olho quase sempre diminuem o derrame de sangue e líquido dos vasos sanguíneos, assim evitando ou retardando mais danos.
O tratamento de retinopatia diabética pretende controlar a glicemia e a pressão arterial. Procure o Oftalmologia para saber mais.
Fale conosco!
Para o agendamento de consultas e exames, você pode falar com nossa equipe.